STOP SOPA – Lei antipirataria da Web

Por Danilo Barros Andrade
dandrade@saldit.com.br

Temos de confessar que este é um assunto que ainda vai dar muito pano pra manga. Mas é justo e necessário que todo mundo entenda do que se trata, pois como perceberam o buraco é mais embaixo. O #SOPA é basicamente o Câncer mais novo da Web. Pelo visto vamos vivenciar o momento da ditadura da internet. Isso mesmo. A ditadura virtual. Até que ponto uma empresa que presta serviços na internet é responsável pelo conteúdo pirata disponibilizado na rede? Fato como este já ocorre na China, mas já paramos para pensar qual seria o impacto para nós brasileiros?

Estamos falando de uma varredura completa na internet onde milhares de sites podem cair. Simplesmente deixar de existir. E para onde irá a tal da LIBERDADE DE EXPRESSÃO? O projeto de “censura da internet” visa a colocar em cheque portais formadores de opinião. Seja grande, seja pequeno. Sou contra a pirataria sim. Mas também sou contra a censura. Definir o que infringe ou não as copyrights não é tão simples assim.

Por muito tempo os EUA, foram contra a China por repreenderem o uso da internet. E agora temos este cenário. É um paradoxo! Estamos vivenciando a ameaça de censura mais forte da internet. Eu, enquanto profissional da área de tecnologia/software posso garantir que esta medida poderá interferir gravemente na forma como divulgamos nossos produtos e lidamos com o licenciamento corporativo. Todas as grandes empresas de internet estão se opondo a isso. São formas diferentes e conflitantes de fazer negócios. Temos dois lados. Isto é um veto a criatividade.

Mesmo você sendo do Brasil seu conteúdo poderá ser afetado, pois mais de 60% dos servidores web ficam fora do país.

Fica a dica: A liberdade só incomoda para quem cultiva a escravidão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s