Regras básicas para escrever bem para internet!

Danilo Barros Andrade
barrosandrade@hotmail.com

Que tal saber algumas regrinhas básicas para trabalhar os textos que produzir?

Escrever bem é uma prática super básica para qualquer jornalista. E agora com essa moda de internet (rs) cada vez mais fundamental se torna a prática de escrever bem para web. É o tal do SEO no jornalismo ou o que poderiamos chamar de jornalismo de indexação.

Será que posso ousar em dizer que o usuário consome muito mais conteúdo do que antes? Com as redes sociais então a produção de conteúdo digital está cada vez mais em voga. Hoje é fato, não podemos esquecer de que estamos a mercê de uns robozinhos chamados crawlers, que são os discípulos virtuais do óraculo Google. A gente precisa e DEVE produzir texto nos padrões. É como o ditado diz: Dançar conforme a música!

Para ajudar os cidadãos digitais é que mais uma vez preparei um post sobre o tal WEBWRITER, Jornalismo SEO.

Alguns dos itens abaixo foram feitos em parceria direta com um amigo chamado Rogério – vulgo @matofino para nortear cada vez os interessados em escrever para internet.

Lá vai!

Semântica


1. Tipo: Título da Notícia

Código: <title> / <h1> – Heading 1 – H1

Quando devo usar:

Além de ser o título do texto, essa informação também aparece na barra de título do navegador de internet do usuário. O ideal é utilizar 65 caracteres para evitar “…” nos buscadores, mas não necessariamente precisar seguir essa limitação. Importante: é de super relevância que a principal palavra-chave do texto apareça no título.

A tag <h1> indica que o título é a informação número um da página web (peso, relevância). O H1 nada mais é que o “cabeçalho de nível 1”

Ex: Curso e Consultoria de Google e Joomla – Konfide Marketing Online

2. Tipo: Olho/Linha Fina

Código: <b> <strong> Strong ou bold

Quando devo usar:

Como dizem os jornalistas, é este destaque que vende a ideia/notícia. Para um texto de 2000 caracteres, um “olho” de duas linhas é o suficiente. A tag <h2> indica que o pequeno texto é a informação número dois da página web. Neste caso, H2 é o cabelho de nível 2. Como no exemplo acima, do mais ao menos importante.



3. Tipo: TítuloStrong ou Bold

Código: <b> <strong>

Quando devo usar:

È importante que o redator insira as principais a(s) palavra-chave do texto, preferencialmente em strong. Vale lembrar que a tag bold é diferente da strong – apesar de fazerem o mesmo efeito. Veja:

A tag <b> indica negrito, ao contrário da etiqueta <strong> que significa ressaltar a escrita. A tag <p> indica que a formatação deve serguir o esquema de parágrafo.

<b> é uma tag “visual”
<strong> é uma tag semântica

O legal seria o redator utilizar as principais a(s) palavra-chave do texto em strong.

4. Tipo: Subtítulo ou tópico de destaque

Código: <h3> – Heading 3 – H3

Quando devo usar:

Eu diria que o bom senso conta e muito! Você pode utilizar esta tag quando quer ressaltar itens. A regra do <title> e <h1> também serve para os subtítulos, exceto a limitação de caracteres. A tag <h3> indica que é a informação número três na web. O ideal é utilizar no máximo três itens com a formatação “h3” numa mesma página.


5. Tipo: LongTail – A Cauda longa

Código: Conceito

Quando devo usar:

Long Tail é um conteito do livro A Cauda Longa (The Long Tail) de Chis Anderson que transformou-se numa das melhores referências literárias no mercado digital. O livro aborda a nova dinâmica de negócios e fragmentação dos mercados atuais. Redação criativa e bem escrita, acompanhada de palavras-chaves estratégicas, farão com que o leitor leia as informações e quem sabe, viralize o texto e/ou link.

Em um próximo post quero detalhar mais este conceito da Cauda Longa, pois é importante que todo mundo domine para que possa extrair o máximo dela.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s