Como escrever para internet? Dica de SEO na escrita!

Por Danilo Barros Andrade
barrosandrade@hotmail.com

Olá pessoas, o post de hoje valerá para todos os blogueiros. Quem gosta de escrever para internet precisa entender alguns conceitos básicos de SEO (Search Engine Optimization). Pra quem não sabe esta técnica é utilizada para melhorar a visibilidade do seu conteúdo online e para ajudar o leitor na hora de ler o seu conteúdo. Afinal, pra que postar na rede se ninguém achar o seu contéudo? Abaixo são descritos alguns passos sobre boas práticas de redação na web, seguindo a teoria que eu concebo, que é embasada em estudo de sites, livros, pessoas e experiência própria.

Divirtam-se!

Dicas para elaboração de textos:

Os blogs ou sites podem ser lidos e acessados de qualquer lugar do mundo, portanto, é importante evitar jargões ou termos muito técnicos. Pra quem não sabe o que é, lá vai:

“Jargões são palavras ou abreviações usadas por um grupo de pessoas, mas que fora deste grupo ninguém sabe o significado.”

Se realmente for necessário, não esqueça de explicar o que é!


Palavras-chave – Esta é a oportunidade de comunicar as palavras-chave (aquelas que queremos aparecer) da página com mais precisão, uma vez que o título do seu post e ou meta tags são de alcance limitado. O padrão para título é a inserção da tag H1. Esse H1 são os HEADINGs – um tipo de formatação pré-pronta, como tem no word.  É importante tomar cuidado, inclusive, para não fazer textos pensando só nos robots, por quê fica desinteressante e pouco relevante para quem o lê.

Dica técnica: Para títulos de site, recomendo usar no máximo 65 caracteres.

Cuidado com os erros de grafia. Isso é grave! Na dúvida sobre como escrever ou digitar determinada palavra, procure trocar por outra que tenha certeza. As palavras mais usadas no texto devem ser pequenas e de uso diário.  Textos mal escritos ou com erros de concordância dificultam a compreensão.

Dica da vez: Frases curtas e os prágrafos não muito grandes. Na internet é assim!


No Jornalismo fala-se muito do LIDE  (Quem fez o quê? Quando? Como? Onde? Por quê?) – Estas são perguntas cujas respostas são fundamentais em qualquer texto. E mais, devem ser respondidas com o mínimo de informação, ou seja, no primeiro parágrafo. Independentemente do tema. Na internet o conceito do lide tem muita força, pois a ideia é fazer com que o leitor saiba o máximo lendo o mínimo.

Dica da vez: É melhor usar vários parágrafos do que somente um texto corrido.


Lembre-se sempre de citar a fonte.  Nem vou obrigar, neste caso, a colocar seguindo normas e normas. Se você puder informar de onde tirou a informação já tá beleza! Mas se quiser algo mais pode colocar nos padrões que existem por aí.

Dica para citar fonte na internet: apelido; nome próprio do autor; título completo do artigo (entre aspas); título completo da homepage (se aplicável, em itálico); endereço “http” completo; data da consulta ou a data da última atualização do documento (entre parênteses).


Tome cuidado ao sublinhar um texto, pois isso muitas vezes induz o leitor a clicar na palavra. A internet é assim. Interatividade aguça o senso crítico do internauta. Clicar ou não? Eis a questão. Se parecer que dá pra clicar e não puder frustará! Certeza! Lembre-se de que na internet lidamos com leigos e experts.

Dica da vez: Que tal usar o negrito? O tal do bold/strong também é considerado fator de relevância para internet. O Google lê o conteúdo e entende que se você destacou determinado conteúdo é porquê deve ter algum motivo. Então ele valoriza.

A linguagem coloquial pode ser mantida, claro que com o bom senso. Sabemos que quanto mais formalidade mais complexa a compreensão. Dinamismo. Se o leitor precisar ler o mesmo texto 3 vezes para entender o que você quis dizer, ferrou. Não há tempo.

Dica da vez: Isso não significa que precisamos deixar de lado as regras do bom português.


Informações verdadeiras – É muito importânte ter certeza daquilo que publica. Sua credibilidade vai de 100 a 0 em poucos minutos ou vice-versa. Isto nem é dica para internet. É dica pra tudo….rs Aliás, parece tão óbvio, não?

Dica da vez: As coisas não são óbvias como pensamos. Muita gente deixa de lado este item ou checa a veracidade da informação depois de publicar o texto. Pecado! A internet é muita rápida, ou melhor os internautas são rápidos demais.


A recomendação é de textos diários. Atualização constante. Por quê? Para fazer o leitor perceber que o site tem atualização frenquentemente. O usuário gosta e o Google também. Você visita um blog várias vezes num mês, mesmo sabendo que ele mais nunca foi atualizado? Não! Óbvio que não. Jornalistas que focam no bom português sabem muito bem que repetição de palavras num mesmo texto é péssimo.

Há quem diga que isto significa falta de vocabulário. Mas em se tratando de SEO, talvez a regra perca um pouco da força. Pois sinceramente precisamos destacar, as vezes, a palavra-chave que queremos ser encontrados. Então se faz necessária a utilização de uma palavra mais de uma vez no mesmo texto.

Dica da vez: Cuidado com o contexto. O conteúdo que fica em torno da palavra-chave escolhida também conta ponto para bom posicionamento no ranking de buscas. Na basta só tacar palavrinhas lá, várias delas espalhadas pelo texto, é preciso escrever com atenção para que a informação tenha nexo.


Evite duplicar conteúdo. O Google não gosta desse tipo de atitude e o dono do texto também não. Mesmo que tenha os devidos créditos. Criatividade é o que importa. Conteúdo inédito. Exclusivo. Sempre, ok? Traduzir textos do inglês para o português e fazer suas adaptações também é válido.

Dica da vez: Atenção ao traduzir textos em outros idiomas. Nem sempre jogar só no Google Translate é a melhor solução. Sugiro uma revisão, né?

Por ora é isso! Se você seguir estes itens e o seu bom senso, com certeza terá sucesso com a informação divulgada!
Forte abraço.
Anúncios

4 comentários sobre “Como escrever para internet? Dica de SEO na escrita!

  1. o reality show mais esperado do ano ”Las Usurpadora In Brazil

    Aguardem 05/01/11
    grande estreia

    participantes:

    Anahí
    Angelina Jolie
    Ashly
    Brad Pitt
    Bruna Karla
    Bruno Gagliasso
    Cameron Diaz
    Cauã Reymond
    Christina Aguilera
    Daniel Radcliffe
    Jojo
    Kate Hudson
    Koba
    Liane
    Madonna
    Mc Papo
    Paris Hilton
    Pitty
    Robert Pattinson
    Wanessa Camargo

    quem vai vencer???

    seu voto é importante!!

  2. Quem se quer que ganhe ?

    VOTE
    aqui mesmo

  3. Paulo Diogo grande empresario na venda directa… Da formação dá empresarios na area …
    especialidade na área da abordagem … facebook paulo diogo

  4. Ola Danilo Barros.

    Foi bom ler o seu artigo, “como escrever na Internet” é um testo bem sucinto, esclarecedor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s