Joomla!Day 2009 – Reunindo o Conhecimento da Comunidade Joomla!

Por Danilo Barros Andrade
danilo@konfide.com.br

bondinho

Este é um evento anual que acontece em vários países do mundo para que os joomleiros possam trocar informações sobre as principais novidades do CMS.

O Rio de Janeiro sediou, em 12 de setembro, o Maior Encontro de Profissionais Joomla! do País. Neste ano, o evento aconteceu na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) – Praia Vermelha e contou com a participação de mais de 200 pessoas.

A comunidade aguardava ansiosamente por esta data que reuniu profissionais Joomla! do Brasil inteiro. O encontro é promovido por especialistas da área que lutam para a evolução constante da ferramenta.

Veja abaixo alguns dos melhores momentos do evento, quais foram os palestrantes e seus respectivos temas:

O Joomla! nas empresas

Márcio Okabe, Sócio-Consultor da Konfide Comunicação Digital falou sobre a evolução do conteúdo para internet e a importância do site integrar todo o conteúdo da empresa (youtube, twitter, flickr, facebook etc). Explicou sobre os níveis de aprendizagem, deu dicas SEO com Joomla!, como vender o CMS para empresas e comentou sobre templates prontos X customizados.

Unaerp em Joomla!

Juliano Augusto, Analista de Sistemas apresentou o case da Universidade de Ribeirão Preto e destacou o processo de criação do template, a forma como o site foi estruturado, a customização de componentes e módulos e integração com outros sistemas. O site foi construído com extensões free, com exceção do componente pago – FrontPageSlide Show.

Joomla! como e-commerce funciona?

Fernando Soares, Especialista em VirtueMart, loja virtual para Joomla! comentou sobre o sistema de assinaturas (AEC – Controle de Expiração de Contas), os vários meios de pagamento possíveis, tais como: pagseguro, pagamento digital, f2b e paypal e comentou brevemente sobre programa de afiliação.

Maximizando a performance do Joomla!

Daniel Leandro, Diretor Executivo da NOIX e Júlio Pontes, Desenvolverdor e pesquisador da ferramenta, apresentou macetes para potencializar o Joomla! ao ter muitos acessos, ao fazer uma alusão ao processo de criação de um carro. Algumas das dicas citadas: CSS Sprite (reunir imagens do template em um único arquivo), utilização de tableless etc.

Locaweb em Joomla!

Heric Tilly e Ester Razzo, Analistas de Tecnologia da LocaWeb apresentaram o case de um dos maiores portais de hospedagem, com 100 mil visitas diárias e comentaram que o processo para escolha aconteceu por vários fatores, entre eles: a facilidade de uso para atualização de conteúdo, a forte comunidade e grande quantidade de extensões disponíveis, e por fim, comentaram sobre os resultados atingidos com a nova implementação.

Entendendo a comunidade Joomla!

Ryan Ozimek, Norte-Americano, representante do CORE do Joomla! e membro da Open Source Matters, relembrou a história do CMS desde o Mambo, citou que a ferramenta já teve mais de 12 milhões de downloads, e explicou algumas das funcionalidades possíveis a próxima versão 1.6 (ainda alpha), que deverá ser liberada até novembro, segundo Paulino Michelazzo. Ryan em seu twitter postou suas impressões sobre o evento brasileiro: “A apresentação no Joomla!Day Brasil 2009 foi muito boa. Grande público e bastante animados com o crescimento do Joomla! no Brasil.”

Desenvolvimento de extensões

Rene Muniz da Fábrica Livre, comentou sobre boas práticas na criação de extensões para Joomla!, citando a arquitetura MVC (Model View Controller), OPP (Programação Orientada a Objetos) etc.

O Joomla!Day é a oportunidade de estreitar os relacionamentos dos usuários da comunidade e viabilizar o encontro desses profissionais pessoalmente. A 3ª edição foi possível graças ao patrocínio das empresas: NOIX, Fábrica Livre e Estúdio Site e a colaboração da Konfide Comunicação Digital e HostNet.

As fotos do evento estão no Flickr com a tag: JDBR.

Twitter: #jdbr09

Anúncios

2 comentários sobre “Joomla!Day 2009 – Reunindo o Conhecimento da Comunidade Joomla!

  1. Grato pelo resumo das atividades realizadas durante o Joomla! Day Brasil 2009.
    Especialmente aos que não puderam estar presentes, é de suma importância se inteirar dos acontecimentos.

    Abraço,

    Manoel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s