Como criar galeria de fotos no MORFEOSHOW – Joomla!

Por Danilo Barros Andrade
danilo@konfide.com.br

MORFEOSHOW

Muita gente me perguntava como é que se criava galeria de fotos no morfeo show e aí, a partir desta necessidade resolvi criar, em texto mesmo, um tutorial básico disso. Espero que ajude. Se ficar dúvida ou faltar informações me enviem um e-mail ou comentem o post.

Siga o passo a passo abaixo:

1. Vá até components – MORFEOSHOW
2. Clique em NOVO
3. Insira o título e em gallery format escolha o formato da galeria.
Ex: Flash PostCard
4. Clique em Salvar
5. Clique no botão LARANJA (Enviar Imagens)
Há duas opções de envio: uma a uma ou em lote
Single Upload: Uma por vez
Add Multiple Images: Várias de uma vez (neste caso precisaria ser por FTP)

6. Se quiser fazer pela segunda opção (Add Multiple Images) você deverá subir as imagens pelo FTP no diretório exibido, que é:
/visual-merchandising/components/com_morfeoshow/myphoto

7. Depois de subir as imagens você deverá atualizar a página da administração e selecionar todas as fotos.
8. Clique em ADICIONAR IMAGENS
9. Clique em MANAGE GALLERIES
10. Copie o código do plugin gerado e cole no seu artigo. Ex: {morfeo 3}

Dica: Para saber como é cada formato de galeria, acesse o site do fabricante:
morfeoshow.joomlaitalia.com

36 comentários sobre “Como criar galeria de fotos no MORFEOSHOW – Joomla!

  1. cara bom dia, fiz tudo certo mas quando insiro o código ele não aparece a galeria no artigo e sim o código para leitura. O que faço?

  2. Se não fosse esses tutoriais eu não ia aprender Joomla! nunca. Pq meu irmão não me ensina.. fica me obrigando a ler tutorial e video.

  3. Bom dia…consegui instalar tudo normal…
    Porém, quando abro o artigo onde está a galeria, as imagens aparecem normais, mas quando clico não dá o efeito da galeria desejado, as imagens apenas abrem no endereço delas…o que estou fazendo de errado?

    valeu
    abraço

    • Olá, pode ser algum conflito com outra extensão. você está usando várias extensões do joomla na mesma página?
      Se quiser, faça um print da tela e me envie por email para eu ver, ou mesmo crie um acesso para que eu verifique.

      barrosandrade@hotmail.com

      Abraços. E sempre poste dúvidas aqui. Se tiver solucionado o problema envie a solução aqui para que outras pessoas se beneficiem da sua resposta.

      Abraços
      Danilo

  4. Amigo, poderia me ajudar. Fiz tudo correto, mas aparece o ícone do elefante na minha galeria, como eu tiro isso

    • Quando o elefante aparece, possivelmente você inseriu por meio de um menu. Tente inserir pelo plugin (é só baixar no próprio site) e dps habilitar e aí ficará algo como:

      {morfeo 1}

      Aí deverá funcionar.

      Abraços

  5. Olá, colegas!

    Poxa, estou batendo a cabeça mas não consigo descobrir o problema. O que quero é simplesmente colocar no artigo umas 3 imagens ou 2, no meio dos textos, e quando o usuario clicar na imagem, ser dado um zoom nela, já tentei com o SImple Image Gallery e agora com o Morfeo, mas em todos os casos tá dando um problema que você coloca a tag {morfeo..} e não aparece nada.. só um pequeno quadradinho amarelo.

    Dá para verificar neste link abaixo o problema, vejam que passei o mouse sobre a tag do morfeo e nem aparece nada, na verdade, nem o thumbmail não tá criando dentro do artigo.

    Abracos!

    • Olá este erro me parece ser nome de imagens… verifique se suas imagens tem algum espaço, cedilha, acento ou outro símbolo. Se tiver, apague. Dica: espaços devem ser trocados por – hífen, ok?

      Se der certo avise. Qq coisa estamos aí.

      Abraços.

  6. Olá, Danilo!

    Segui seu procedimento mas mesmo assim não resolveu, eu tinha o mesmo problema também com o Simples Image Gallery, e não conseguia entender o motivo, o nome das imagens estavam assim nome_imagem_1, nome_imagem_2, e também troquei o nome para imagem1 e tal, mas nada resolveu. Estava usando o formato PNG.

    Bem, para o meu problema resolvi instalando o mavik Thumbnails, e daí nas configurações dele marquei como “Type of popup: Highslide” e o resultado foi similar ao que tem nesta página abaixo o texto “Um exemplo de uma ficha”:

    http://www.ageent.ru/pt/my-projects/299-plagin-joomthumbnail.html

    Eu acho legal esse jeito de galeria, pois tem uns botões de controle grandes e legenda fácil de entender, eu só não consegui colocar o efeito que o cara colocou, de borda e barra de controle em cor preta, e no meu caso, quando clica na imagem ela some do artigo e depos que clico nela novamente, volta para o artigo, mas tudo bem, acho que já está de grande valia. Fica aí a dica para leigos como eu.

    Download: http://extensions.joomla.org/extensions/photos-a-images/articles-images/6263

    Abração e parabéns por responder para o pessoal sempre aqui.

    • Legal… este mavik estou usando em um outro projeto e funciona super bem também. Sobre o efeito do mavick, você deve procurar os estilos nas configurações do plugin. Lá tem a forma como deseja.

      Vamos sempre fortalecer nossa comunidade Joomla!.
      Abraços.

  7. Danilo,

    Fico feliz de se propor em ajudar, mas a princípio estou satisfeito com o resultado do Mavik, e assim que eu publicar o site, linko aqui no seu blog para a galera conferir. Se eu mudar de ideia, entro em contato você. Abração sucesso amigo!

  8. Cara…tem ideia do que pode ser esse erro? Estava precisando urgente da galeria…

    Como eu disse…a galeria se forma normal, apenas o efeito (shadowbox) não é realizado..
    Detalhe: se eu escolho o efeito em Flash, ele é realizado normalmente.

    Obrigado mesmo pela atenção
    abraços

    caio

    • Talvez seja conflito com algum outro plugin que vc tenha instalado.. A dica seria desabilitar os outros plugins que você tenha instalado para ver se é resolvido este erro.

      Veja se dá certo. Se der, poste a solução aqui.

  9. E aí Danilo.

    Então…não pode ser conflito com outro plugin, eu desabilitei todos e deixei só o Morfeo e o erro continua…
    O que é mais estranho é o fato das galerias em flash funcionarem…

  10. Olá, Danilo!

    Como voce sabe, estou usando o mavik, então, você saberia me dizer como eu faço para que algumas imagens não fiquem com o efeito? É que estou colocando ícones e outras imagens no site e todas elas ficam abrindo o zoom, queria que não se aplicasse ha algumas imagens, é possivel?

  11. Olá colegas do “Morfeoshow” venho tirar uma duvida que será uma duvida que a todos nos já nos surgiu e que será uma mais valia para vos todos que tenham duvidas e era bom que esta duvida seja esclarecida…entao aqui vai, criei a galeria e quando vou guardar a aparece esta seguinte mensagem:”•A cópia local desta página Web está desactualizada e o Web site requer que a transfira de novo.”Será que mepodem ajudar, já tentatei fazer muitas vezes este processo e surge-me sempre erro.Obrigado
    *Nota Enviar a resposta para este email por favor:”paulo_silva88@hotmail.com”

  12. Olá Danilo,
    Criei a galeria, que ficou com o ID {morfeu 1}.
    E agora, como fazer essa galeria aparecer em uma categoria chamada galeria de fotos?
    Obrigado.

    • Olá Erivaldo, é facil, basta colar o código da coluna plugin ID no seu artigo como se fosse texto normal. nem precisa desabilitar o editor. Agora um detalhe o código correto é {morfeo 1} e nao com “u” como citou ok?

      Abraços.

  13. Olá! Gostaria de saber como publico os álbuns em ordem. Por exemplo, eu publico um álbum hoje.. amanhã eu publico outro e assim por diante.. mas quero que o último fique em primeiro sempre.. porque eu fiz alguns teste… e quando vc coloca na parte inferior “ordenar”, ele fica na ordem zero.. mas todos que eu coloco em primeiro fica na orde 0 Zero.
    Você alguma dica?

  14. Olá amigão.

    Estou com um problemão em relação à dimensão.
    Postei um artigo com a galeria Classic, mas minha cliente não gostou porque as miniaturas não estavam centralizadas. Eu tentei alterar as dimensões através das configurações, mas não deu certo. Pior que isso. Ao clicar nas miniaturas, as imagens não ampliam. Perguntas:

    Tem como centralizar as imagens nas miniaturas?
    Voce sabe as dimensões padra das configurações?

    Caso possa me ajudar eu agradeço.

    Abraços.

    Marcos Pinheiro

    • Olá Marcos, para centralizar só alterando o flash. Mega trabalho. Para saber as configurações padrões sugiro vc realizar uma instalação local e depois instalar o morfeo. Qq coisa me avise.
      Abraços.

  15. olá nao acho este morfeoshow para baixar em lugar nenhum… vc poderia me dizer aonde acho? bjokas

  16. Ola pessoal, estou tentando subir fotos par auma pasta do morfeo e aparece a seginte mens de err:
    Fatal error: Maximum execution time of 30 seconds exceeded in C:\Inetpub\vhosts\bigtime.com.br\httpdocs\joomla\administrator\components\com_morfeoshow\helpers\upload.php on line 501
    Como posso corrigir?
    Obrigado

    • Olá você pode entrar em contato comigo via Skype e tento explicar e entender melhor sua necessidade. Mas é importante você saber que o componente morfeoshow foi descontinuado. meu skype: danilosaldit

      abs

  17. Cara como insiro paginas na galeria pq quando faço a galeria com 50 fotos por exemplo ela coloca todas as fotos numa página só,,,me ajudem!

  18. Olá. Alguem me pode informar um link para baixar o Morfeoshow? Obrigaduuu!!!

  19. Estava com o mesmo problema de um colega acima. Tudo instalado corretamente. As fotos abriam em fllash e etc. Mas no modo Classic, Shadowbox a imagem só abria sem o efeito shoadowbox. e seguindo o conselho insistente do danilobarros para um outro colega, descobri que tinha um conflito com o módulo Horizontal SlideShow. Foi só desabilitar o mod_slideShow e o efeito shadowbox da galeria classic do morfeoShow passou a funcionar certinho. Agora preciso de uma sugestão para encontrar um modulo para criar um slidShow horizontal. Um abraço a todos

  20. Olá, gostaria de saber se possivel. Como posso estar dividindo no caso, 100 fotos em 5 paginas? Ficando 20 fotos por paginas adicionando botao AVANÇAR e VOLTAR. Tem essa opçao no morfeoshow ?

  21. Holá a todos:
    Fiz um projeto em Joomla 1.5.9 Estavél coloquei em um artigo imagens da galeria morfeoshow com efeitos flash rotator, polaroid e etc… e no meu localhost funciona perfeito, mas quando eu acesso o meu servidor wamp remoto de outro(s) micro(s) e de outra rede de internet e entro no meu projeto as imagens flash não apareçem, mas se eu mudar para classic elas, ai sim, apareçem.
    Desde já muito obrigado aos amigos.

Deixe um comentário

