JOOMLA DAY BRASIL 2008

Por Danilo Barros Andrade
barrosandrade@hotmail.com

Em agosto, ocorreu a 2ª edição do maior encontro de profissionais Joomla do Brasil. O evento, intitulado Joomla Day, realizou-se em São Paulo, na SUCESU (Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de São Paulo), e contou com a participação de mais de 120 pessoas de diversos Estados brasileiros.

O Joomla Day Brasil é organizado por usuários da comunidade com o principal objetivo de promover a troca de experiências e de conhecimentos. Nesta edição, apresentaram-se cases e novas funcionalidades da ferramenta de código livre. Estes convidados expuseram os seguintes temas:

Daniel Leandro: Trouxe o case do Ministério da Educação e Cultura (MEC-SP) para comprovar que o Joomla! é uma boa alternativa e pode ser adotado em grandes estruturas.

Flavio Kubota: Participou do GSOC – Google Summer of Code (programa de incentivo a desenvolvedores para participar de projetos open source). Veja os 15 projetos Joomla! selecionados.

Márcio Okabe: Alertou os desenvolvedores e usuários Joomla para as diferentes vertentes de adaptação do CMS e criação de templates para nichos específicos, tais como: fotógrafos, músicos, etc.

Ricardo Accioly: Exibiu diversos subsites criados dentro do portal da Prefeitura de Fortaleza, reforçando a idéia do Joomla! utilizado por usuários sem conhecimento técnico e em grandes corporações.

Pedro Renan: Focou a evolução da intranet, de estática para dinâmica, do Tribunal de Contas de Palmas – Tocantins,  com o Joomla e as barreiras enfrentadas para a implementação de uma tecnologia open source.

Ronildo Costa: Reforçou a importância de adotar em definitivo o Joomla! 1.5.X e destacou o poder da comunidade e a velocidade de correção em um bug de segurança, solucionado em menos de 3 horas com uma versão estável (1.5.6) disponível, além de falar sobre as facilidades de customização de templates da nova versão e recomendar novos componentes e plugins.

O Joomla!Day é um evento anual de vários países do mundo e, em 2008, teve a 2ª edição brasileira. Em breve, o vídeo do encontro estará disponível no site oficial (www.joomladay.org/2008).

As fotos do evento estão no Flickr com a tag: JOOMLADAYBR2008.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s